Africa no Coraçao Ana Yucel

Quando penso no mundo em que vivo, nao posso ignorar as diferenças entre as pessoas, há 6 séculos atrás nao existiam africanos em portugal, hoje em dia é tao normal ver tantas pessoas diferentes que nem reflectimos sobre o facto de nem sempre ter sido assim.
Mahatma Gandhi certa vez disse "Nao sou Judeu, ateu, Cristao , Mulçumano, Budista nem Hindu, sou de tudo um pouco.", para mim, existe muito mais por de tras desta frase, e por vezes um olhar mais atento leva-nos para lá do que se vê.
Acho que quando Gandhi disse isto nao percebeu o quao importante seriam as suas palavras.Há 350 milhoes de anos existiu uma super massa continental chamada Pangeia, esta acabou por se dividir e formar os varios continentes como os conhecemos hoje, atualmente tambem existe uma Pangeia.A nossa Pangeia baseia-se numa super massa tanto cultural como genetica difundida ao longo da nossa existência.
É aqui que habita a minha relaçao com África, ou melhor, com os africanos porque afinal, é isso que sao os países nao é? Sao as varias pessoas e culturas criadas naquele "pedaço de terra"e, para onde quer que elas vao levam um pouco de casa consigo.Porque faço parte desta super cultura de culturas também eu sou África.E como nao ser?! África faz tanto parte da historia de Portugal que se apagássemos todas as suas menções perderíamos séculos de historia.
A Globalizaçaoo massiva começou com os descobrimetos e. apartir do momento em que começamos a conviver com outras culturas torna-se impossivel nao nos envolvermos nelas, e é isso que as culturas sao, sao historia e tradiçoes certas culturas sao tao envolvementes que nao podemos evitar senao deixar-nos encantar por elas.Isto é a magia da vida, a beleza no mundo esta está nas pequenas diferenças que nos tornam unicos e que fazem de nós parte do incompleto puzzle da autenticidade humana, esta energia ancestral que corre em todos nos e nos torna tao diferentes mas todos iguais é o que faz de nos uma especie, um pais e um mundo, uma super comunidade,uma pangeia cultural.
Eu sou africa, nao porque tenho o mesmo sangue ou porque tenho a mesma relegiao, pois essa nao deveria ser a relação que as pessoas vêm entre si, talvez, todos nós nos devêssemos focar-nos no facto de partilharmos coisas bem mais importantes que fazem de nos quem somos como a musica, as conversas, os nossos interesses, isso é o que realmente faz a minha relaçao com africa.